

Ministério Técnico
Ministro
Renato Feroldi
Renato Feroldi é Ministro Técnico da Ordem de Chefs e Colaboradores da Gastronomia em Geral do Brasil. Descendente de italianos, nasceu em 28 de outubro de 1974, em São Paulo. É arquiteto formado pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em food service, e possui vasta experiência em projetos e consultorias para o setor alimentício. Ao longo da carreira, participou como palestrante e instrutor em diversas instituições e eventos renomados, como ETEC Santa Ifigênia, FAUP, Expo ES, Hospitalar Hub, Apas Show, Bendito Café Empreendedor, ConnectArch Summit, entre outros. É o idealizador e organizador da Arena Técnica Chefs Brasil, presente nas principais feiras do segmento, além de criar a Imersão Food Service, voltada a indústrias que desejam compartilhar normas técnicas e fomentar networking entre profissionais. Defensor do papel estratégico do arquiteto no food service, Feroldi destaca a importância de projetos bem estruturados para otimizar fluxos de trabalho, garantir conformidade com normas de segurança e higiene, e contribuir para a eficiência e lucratividade dos negócios.
****************
Agenda Agosto 2025
****************
Portifólio
Imagens de algumas feiras 2025 Anuga Brasil / Fispal Food Service / Naturaltech
****************
O Ministério Técnico da Ordem de Chefs Brasil conta atualmente com duas embaixadoras: Cássia Lott e Alessandra Gaidargi, que representam e fortalecem a missão da instituição em todo o país.
Embaixadora
Cássia Lott
Alessandra Gaidargi
Cassia Lott Designer formada pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, com 40 anos de atuação e especialização em projetos para cozinhas industriais pelo Instituto Racine. À frente da Casa Malaguetta, ao lado de uma equipe multidisciplinar de colaboradores, dedico minha trajetória à criação de projetos funcionais, eficientes e cheios de personalidade no setor de foodservice. Nos últimos 15 anos, temos atendido uma ampla gama de operações de pequeno e médio porte, sempre unindo conhecimento técnico, experiência prática e atualização constante. Com base na escuta ativa e nas reais necessidades dos empreendedores do setor, desenvolvemos o método PTR, Projeto em Tempo Real: uma abordagem ágil e estratégica, que permite transformar ideias em soluções concretas com rapidez, clareza e inteligência de operação. Nosso compromisso é criar cozinhas que respeitam as normas, potencializam resultados e traduzem a essência de cada marca, proporcionando infraestrutura que valoriza o profissional, melhora não só os espaços, mas também pessoas e negócios.
****************
Dra. Alessandra Gaidargi Education EdD PhD. Post-doctorate at Peace Cultures. Journalist and Social Researcher Diretora dos projetos Nutrilover Foodservice e Food Concert e embaixadora da FISPAL, Alessandra Gaidargi é jornalista especialista em saudabilidade e sustentabilidade e química. Atua há 17 anos no setor de foodservice, tendo sido editora chefe de algumas das maiores publicações do setor e atuado como assessora de comunicação no sistema CRN/CFN. Autora do tratado Gastronomia Dialógica, representa o Brasil em diversos contextos mundiais acerca das relações sociais e de comunicação que se estabelecem a partir da alimentação, defendendo o conceito de que comida é cultura, diálogo e arte. Assina colunas em diversos periódicos ligados à alimentação, comportamento e educação, dentre eles o portal Food Connection. Ministra aulas em cursos e pós-graduações relativas à área. É mestre e doutora em educação e comportamento, pós-doutora em culturas de paz, e atualmente integra grupo de estudos na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP em pós-doutorado na área de neurociência.
Oque é o Arena técnica?
Arena Técnica Chefs Brasil é um espaço criado para compartilhar conhecimento prático e técnico voltado ao setor de food service, reunindo especialistas que orientam empresas, indústrias e empreendedores sobre normas, processos e inovações que garantam segurança, qualidade e eficiência na produção de alimentos. Nos painéis, são apresentadas as principais legislações que regulamentam o setor, como: RDC 275/2002 – Boas práticas de fabricação e prevenção de contaminações. RDC 216/2004 – Princípios para garantir a qualidade higiênico-sanitária de alimentos. Portaria MS 1.428/1993 – Regras para inspeção sanitária de alimentos. Além disso, são abordadas certificações de segurança alimentar reconhecidas internacionalmente, como ISO 22000, FSSC 22000, BRCGS e IFS, que asseguram padrões elevados de produção e gestão da qualidade. Outro tema central é a Eficiência Geral do Equipamento (OEE), que mede disponibilidade, desempenho e qualidade, ajudando empresas a escolher e operar equipamentos de forma otimizada. A Arena Técnica também reforça práticas como padronização de processos, manutenção preventiva, capacitação de equipes, monitoramento de indicadores e investimento em tecnologia. O espaço ainda oferece orientação para elaboração de planos de negócio, análise de mercado, identificação de nichos, adequação de estruturas físicas e atendimento às exigências legais, como alvarás e autorizações. Também são discutidos temas como inovação, sustentabilidade, marketing e gestão de pessoas. Com esse conjunto de conteúdos e trocas, a Arena Técnica Chefs Brasil se tornou referência para quem busca aprimorar operações, evitar desperdícios, garantir conformidade legal e aumentar a competitividade no mercado.






%2017_08_58_7b43ea1c.jpg)

















%2021.jpg)
%2021_25_02_598006d1.jpg)